Listamos os principais pré-requisitos para uma boa contratação, garantindo a eficácia e qualidade para sua empresa
Empresa de Segurança - como fazer uma boa contratação
Listamos os principais pré-requisitos para uma boa contratação, garantindo a eficácia e qualidade para sua empresa
24/06/2013 | Antônio Luiz de Souza | Editoria

 1ª- O que é Segurança Privada? 

Segurança privada é a atividade voltada à vigilância, segurança é defesa do patrimônio ou segurança física de pessoas, de forma armada e desarmada, sendo autorizada, controlada e fiscalizada pelo ministério da justiça, através da Policia Federal.  
2ª - Vigilância Armada: Posso contratar qualquer empresa?
Não, somente empresas privadas e especializadas que são autorizadas pela Policia Federal, conforme Lei nº 7.102/83. É prerrogativa exclusiva das empresas de vigilância e segurança regulamentadas a execução dessa atividade, que somente poderão ser realizadas por profissionais com curso de formação e reciclagem, conforme disposto na legislação disciplinadora da atividade – Portaria Nº 387/2006   
3ª – Como posso garantir se a empresa possui autorização da Policia Federal?
É simples, o interessado em contratar os serviços especializados na área de segurança privada deverá consultar o Departamento de Policia Federal – DELESP da sua região.
   4ª – Havendo o interesse em contratar uma empresa prestadora de serviço o que devo exigir?
Ao iniciar o processo de seleção ou contratação de uma empresa prestadora de serviço especializada em segurança privada, deve se exigir os seguintes documentos:
1º - Alvará de autorização de funcionamento da Policia Federal, através do Ministério da Justiça, a qual é publicada no Diário oficial da União:
MODELO:
2º - Alvará de revisão de autorização de funcionamento fornecida anualmente pela policia Federal, a fim de confirmar a regularidade da empresa apta a operar na atividade.
MODELO:
3º - Certificado de segurança – fornecido anualmente pela Polícia federal, comprova a autorização para o funcionamento da empresa autorizada.
 
 
Sempre que contratar uma empresa de segurança exija documentos que comprovem a idoneidade da empresa com: Alvará de Autorização da Policia Federal, Certificado de Segurança, quando o posto de segurança for armado, solicitar uma cópia do registro das armas em nome da empresa, reciclagem bianual dos vigilantes, apresentação dos antecedentes criminais e etc.